Waldemar Niclevicz

Nascido em Foz do Iguaçu, alpinista brasileiro. Formado em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, foi o primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest ao lado de Mozart Catão, também, é o primeiro e único brasileiro a escalar o K2, considerada a montanha mais difícil do mundo, bem como Os Sete Cumes (a maior montanha de cada um dos continentes).

Waldemar Niclevicz, tornou o Brasil o primeiro país da América Latina a conquistar a maior torre de granito do mundo, a Trango Tower, e já escalou 6 montanhas com mais de 8 mil metros. Em 2005 escalou novamente o Everest ao lado de Irivan Burda, em comemoração ao aniversário dos 10 anos da primeira conquista, tornando-se um dos raros alpinistas a escalar a maior montanha do mundo pelos dois lados, Nepal e Tibete. Com 18 anos se mudou para a região de Itatiaia, onde morou por três anos. Foi lá que veio a aprender a usar o equipamento técnico, como cordas e mosquetões. Nesta mesma época, 1985, realizava sua primeira grande aventura: uma viagem através da Bolívia e Peru, com o desejo de fazer o Caminho Inca a Machu Picchu. Foi uma viagem decisiva para sua vida: respirou pela primeira vez o ar rarefeito das altas montanhas, pisou pela primeira vez na neve e apaixonou-se pela cultura e pelo povo andino.

Não parou mais de viajar. Mas para viver viajando era preciso dinheiro, assim começou a trabalhar numa pequena fábrica de mochilas em Curitiba e, nos finais de semana, guiava grupos de turistas para as montanhas e para as cavernas.

Nessas alturas, 1987, já havia feito cursos de Alpinismo e de Espeleologia, e estava prestes a se formar em Turismo pela Universidade Federal do Paraná. Seu trabalho não lhe dava muito dinheiro, mas sim entusiasmo suficiente para juntar um pouco mais do que cem dólares e viajar um mês pela Cordilheira dos Andes. E foi assim, dormindo em banco de praças, viajando de ônibus ou de carona, sempre com uma mochila bem pesada nas costas, que foi buscando as montanhas e se tornando o maior alpinista da história do Brasil.

No dia 22 de abril de 2008, Waldemar e Irivan chegaram ao acampamento base do Makalu (Nepal). Depois de muitos problemas, entre eles a “queda” de um dos helicópteros de apoio (que pode ser vista no link do youtube (link abaixo) e muitas dúvidas no ar, a dupla brasileira decidida a levar nossa bandeira ao alto dos seus 8.463m de altitude finalmente pôde reunir o mínimo necessário para a ascensão desta respeitosa montanha.

Principais Temas Abordados

  • Trabalho em equipe
  • Gerenciamento de riscos
  • Liderança
  • Planejamento estratégico
  • Superação de desafios
  • Prevenção de acidentes, segurança

Livros Publicados

  • Everest, o diário de uma vitória
  • Um sonho chamado K2

Eleita pela segunda vez consecutiva a melhor empresa de palestras do Brasil.

A resposta da proposta será em até duas horas durante o horário comercial.
Consultoria GRATUITA de um de nossos especialistas.

error: Content is protected !!
Fale com um consultor