Rosa Alegria

Reconhecida pelo seu trabalho pioneiro em Estudos do Futuro. Facilitadora de processos de inovação e criatividade, autora de diversos estudos relacionados a tendências de futuro.

Consultora e palestrante internacional. Graduada em Letras pela USP – Universidade de São Paulo, Mestre em Estudos do Futuro pela Universidade de Houston, EUA, especializada em Prospectiva Estratégica.

Reponsável pelo nodo brasileiro do Projeto Millennium, rede global de pesquisadores que estudam os 15 desafios globais, trouxe ao Brasil a plataforma multimídia Mercado Ético e faz parte do Conselho Internacional da plataforma Ethical Markets, criada pela economista e futurista Hazel Henderson.

Rosa é vice-presidente e co-fundadora do NEF Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP, diretora-fundadora da PERSPEKTIVA – consultoria especializada em pesquisa de tendências, desenvolvimento de cenários e criação de estratégias. Faz parte do comitê científico do Estudo Prospectivo Millennia 2015 – projeções, tendências e cenários sobre o futuro da mulher) do qual foi idealizadora e é coordenado pelo Instituto Destrée (Bélgica).

Atuou como executiva de comunicação empresarial em várias corporações, com destaque para a Avon, em que liderou o processo de renovação da marca, criou o departamento de comunicação que foi várias vezes referência no mercado, ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio ECO (Amcham) e o Prêmio PROCON, de melhor atendimento ao consumidor na área de cosméticos. Co-fundadora do movimento Mídia da Paz, do ELOS (Espiritualidade e Liderança para Organizações Saudáveis) e faz parte do conselho executivo da implementação do FIB, novo indicador que mede a felicidade, em comunidades e empresas, com base na ciência hedônica, coordenado pela antropóloga e psicóloga Susan Andrews.

Especializada em processos de criatividade pelo Center for Creative Leadership (San Diego, EUA), Sustentabilidade (Schumacher College, Inglaterra) Global Management (Morehouse College, Atlanta, EUA) e Teoria Integral de Ken Wilber (Kennedy College, EUA). Atua como facilitadora em processos de mudança, geração de idéias e inovação, aplicando metodologias inovadoras de gerenciamento de mudanças como o Appreciative Inquiry (tendo feito curso de especialização com o próprio criador do método, David Cooperrider (Case Western University, Ohio, EUA) e métodos prospectivos que ampliam o repertório de possibilidades de inovação, tais como Roda do Futuro, Matriz de Impactos, Visualizações Criativas, Viagens pelo Tempo, entre outros.

Principais Temas Abordados

  • Futurismo
  • Geração de Novas Idéias
  • Sustentabilidade
  • Desafios Globais
  • Cenários 2025
  • Evolução da Mulher

Eleita pela segunda vez consecutiva a melhor empresa de palestras do Brasil.

error: Content is protected !!
Fale com um consultor