Angela Hirata

Angela Hirata ficou conhecida mundialmente pelo “case” de sucesso da Havaianas. Considerada chinelo de pobre até os anos 90, a Havaianas é atualmente o produto brasileiro de maior destaque no mercado de moda internacional. Um sucesso fruto do trabalho de Angela Hirata, a primeira mulher em 100 anos a ocupar um cargo de diretoria na Alpargatas.

Angela Hirata recebeu no início de 2001 carta branca para levar a Havaianas para o exterior. Apoio concedido com uma condição: apresentar índices positivos em menos de 12 meses. “Eu senti medo, mas sabia que não podia demostrar”, lembra.

A executiva percebeu que a marca poderia fazer sucesso no mercado internacional após perceber que não haviam sandálias de dedo relacionadas à estilo e moda. Depois de divulgação em países como México, Colômbia, Costa Rica, Venezuela e outros com cultura e clima parecidos com o Brasil, a equipe de Hirata resolveu apostar em países específicos em cada continente. Austrália na Oceania, Japão na Ásia, Estados Unidos na América do Norte e França, Itália e Londres na Europa.

Os resultados não demoraram a aparecer. Angela Hirata encerrou o ano de 2001 com o faturamento triplicado. As táticas foram as mais diversas para alcançar esse feito. A principal citada pela executiva foi exposição e venda na francesa Galerie Lafayette na França ao lado de grandes grifes como Channel, Louis Vuitton e Dior.

Angela Hirata deixou a Alpargatas em 2004. Antes de deixar a diretoria de comércio exterior, a executiva conseguiu transformar as Havaianas em ícone de moda após calçar vários famosos. Onde uma tática curiosa para conseguir adesão das celebridades foi entregar de presente modelos de luxo para os indicados ao Oscar em 2004, 2005 e 2006.

Na São Paulo Alpargatas assumiu o desafio de promover uma expansão internacional. Hoje, os produtos são exportados para mais de 80 países, com posicionamento “top” e ênfase na valorização da marca.

Formada em administração de empresas, com especialização em comércio exterior,  une sua vasta experiência na representação de negócios internacionais, vendas e desenvolvimento de mercados, para apresentar uma palestra que desperta o interesse de líderes e empreendedores.

A palestrante  costuma encerrar suas palestras/apresentações dizendo que qualquer pessoa pode fazer igual ou melhor o seu trabalho com a Havaianas. “Hoje sou uma mulher realizada porque concretizei meu sonho de ter o produto brasileiro reconhecido no mercado lá fora. E outras pessoas podem também fazer o mesmo”.

Formação Acadêmica

  • Formada em Administração de Empresas, com especialização em Comércio Exterior

Principais Temas Abordados

  • Empreendedorismo
  • Case de Sucesso Havaianas
  • Abertura em Comércio Exterior

Eleita pela segunda vez consecutiva a melhor empresa de palestras do Brasil.